A educação é um desafio para todos nós. Por isso estamos aqui!

A educação é sem dúvida um dos maiores desafios para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Provavelmente, se buscarmos referências com profissionais que atuaram nos últimos 30, 40 ou 50 anos, vamos nos deparar com paradigmas bem específicos, e também com questões que ultrapassaram décadas e que se colocam como verdadeiros gargalos históricos para que possamos garantir qualidade para a aprendizagem das gerações de alunos.

Questões de acesso, permanência dos alunos na escola, a qualidade das aulas, a infraestrutura, as estratégias de apoio aos professores, a gestão escolar, o financiamento público… São inúmeros os temas e pessoas que se debruçam nestes temas afim de criar soluções que possam impactar positivamente neste universo educacional.

Neste contexto de múltiplos desafios e por conta da experiência acumulada em quase 20 anos na educação, criamos a Consultoria Eduque Brasil em 2017. Nosso objetivo é apoiar redes públicas e escolas privadas no fortalecimento de processos pedagógicos a partir da análise de projetos, programas e políticas públicas e da co-construção de iniciativas que fortaleçam a aprendizagem dos alunos e melhore os indicadores educacionais.

João Paulo Cêpa (fundador da consultoria e este que vos escreve) é graduado em História(UGF-RJ), Especialista em História do Brasil (UCAM-RJ) e Mestre em História Social (UFRJ). Atua há 15 anos na educação, ocupando várias funções na área:

  • Professor e Diretor Escolar em escolas das redes públicas e privadas no Rio de Janeiro e Espírito Santo 
  • Funções de liderança na gestão pública (técnico educacional e Assessor Especial de Currículo na SEDU-ES )
  • Docência no Ensino Superior (Professor Substituto de Estágio Supervisionado em História na Universidade Federal do Espírito Santo e Professor em Cursos de Pós-Graduação (Faculdade do Noroeste de Minas-FINOM e Instituto Brasileiro de Educação – IBE).

De 2015 a 2018 coordenei o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Estado do Espírito Santo. Desde 2017 atuo junto com a Fundação Lemann como Consultor Especialista na implementação da BNCC, em Currículo e Planejamento de Aula em 25 secretarias municipais e estaduais do Brasil do Programa Formar: Redes que Transformam a Educação. Desde 2018, pude apoiar a elaboração dos documentos curriculares alinhados à Base Nacional nas etapas da educação infantil e ensino fundamental.

Ao mesmo tempo, atuamos na implementação de políticas públicas em temas como formação de professores, avaliação, acompanhamento pedagógico, observação de sala de aula e planejamento de metas e ações. Divulgaremos neste blog oficinas e ações formativas que ajudem o planejamento do dia a dia da gestão pedagógica, mesclando teoria e prática, com ferramentas antenadas com os principais desafios que diretores, coordenadores pedagógicos e professores enfrentam no seu dia a dia.

Acreditamos na circulação de conhecimentos nas secretarias de educação, nas escolas e em todos os espaços que valorizam este tema. Este é um dos caminhos para a superação de muitos desafios que temos pela frente. Precisamos atravessar a barreira do senso comum e trabalhar com evidências científicas para transformar a educação brasileira.

Conte conosco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: